cao       Registo e Licenciamento de Canídeos e Gatídeos

 

De acordo com a Portaria 421/04, de 24 de Abril, os detentores de cães entre os 3 e os 6 meses são obrigados a proceder ao seu registo e licenciamento na Junta de Freguesia da sua área de domicílio (art. 2, n.º 1), mediante a apresentação do Boletim Sanitário de Cães e Gatos e entrega, do original ou duplicado, da ficha de Registo do SICAFE (SIRA), obrigatória para cães nascidos a partir de 01 de Julho de 2008, cães de caça, cães perigosos e potencialmente perigosos e voluntária para os restantes (art. 3).
A mera detenção, posse e circulação de cães carece de licença, sujeita a renovações anuais, sob pena de caducar.  Estas só são emitidas perante a apresentação dos seguintes documentos  (art. 4, n.º 1, 2, 3): Boletim Sanitário de Cães e Gatos, prova de identificação electrónica (Chip), prova de realização dos actos de profilaxia obrigatórios para esse ano, ou atestado de isenção dos mesmos, carta de caçador actualizada (cães de caça) e declaração de bens a guardar, assinada pelo seu detentor (cães de guarda).
falta de licença de detenção, posse e circulação de cães, e de açaimo ou trela, constitui contra-ordenação punível com coima (D.L. 314/03, 17 de Dezembro, art. 14, n.º 1, alínea a) e b)).
São licenciados como cães de companhia os canídeos cujos detentores não apresentem carta de caçador ou declaração de guarda de bens ou prova de cão guia (Portaria 421/04, art. 5).
São licenciados como cães potencialmente perigosos os estabelecidos pelo Portaria 422/04, de 24 de Abril: Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull Terrier, Rottweiller, Staffordshire Terrier Americano, Staffordshire Bull Terrier, Tosa Inu e os cruzmentos de 1ª geração entre si, cruzamentos entre si e cruzmentos com outras raças.
É considerado cão perigoso qualquer um que: tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa; tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor; tenha sido declarado, voluntariamente pelo seu detentor, à Junta de Freguesia que tem um carácter e comportamento agressivos; tenha sido declarado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou espécie fisiológica (D.L. 312/03, 17 de Dezembro, art.2, a)).
detentor de cães perigosos ou potencialmente perigosos tem de ser maior de idade e, para além dos documentos anteriormente referidos, tem de apresentar no acto do licenciamento e consequentes renovações: um termo de responsabilidade, registo criminal e documento comprovativo do seguro de responsabilidade civil (D.L. 312/03, art. 3, n.º 2, alíneas a), b) e c)).
Os seus donos ficam ainda obrigados a manter medidas de segurança reforçadas, nomeadamente nos alojamentos, os quais não devem permitir a fuga dos animais e devem acautelar, de forma eficaz, a segurança de pessoas, bens e outros animais. Obrigatória ainda a afixação, em local bem visível, de placa de aviso da presença e perigosidade do animal. (art. 7, n.º 1 e 2).
Sempre que o detentor de cães perigosos e potencialmente perigosos necessite de circular na via pública ou lugares públicos, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça, ou cruzamentos de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e devidamente seguro com trela curta até 1m, fixa a coleira ou peitoral (art. 8, n.º 2).
De acordo com o n.º 1 do Despacho n.º 10819/2008, “é proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães das raças constantes da Portaria n.º 422/04, incluíndo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou entre outras.” Para cumprimento de tal, os detentores dispõem de um prazo máximo de quatro meses a contar da data da entrada em vigor do despacho, para proceder à esterilização dos animais por este abrangidos que tenham mais de quatro meses de idade. São excepção ao n.º 1 os cães cuja inscrição conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).
É obrigatório para todos os cães e gatos que circulem na via pública ou lugares públicos, o uso de coleira ou peitoral, na qual deve estar colocado o nome, morada ou telefone do detentor e proibida a sua presença nesses locais sem estarem acompanhados pelo seu detentor e sem açaimo funcional (D.L. 314/03, art. 7, n.º 1 e n.º 2 e Portaria 1427/01, 15 de Dezembro, art. 16 e art. 19).
A falta de comunicação de morte, desaparecimento ou transferência de propriedade dos animais à Junta de Freguesia, é passível de presunção de abandono, punível pelo D.L. 312/03, 17 de Dezembro.
A transferência de todos os animais possuidores de chip não pode ser efectuda sem o preenchimento do modelo Declaração de Transferência de Propriedade, cujo original deverá ficar para o novo dono, uma cópia para o antigo, uma cópia para a Junta em que se encontrava licenciado o cão e uma cópia para a Junta de Freguesia de Residência do novo dono. Deve ser comunicada à Junta de Freguesia do antigo detentor as respectivas alterações para baixa do processo e feito o licenciamento  (não volta a pagar o registo, apenas a licença) na freguesia de residência do novo detentor para que esta possa enviar a respectiva declaração para conhecimento do SICAFE (DGV).
Uma alteração de residência (freguesia) de um detentor de animal processa-se mediante os mesmos termos.
Aquando do seu registo e licenciamento, todos os animais com identificação electrónica são introduzidos na Base de Dados Nacional – SICAFE – mediante os dados que constam na ficha de registo SIRA.
A tabela de valores para o registo e licenciamento de canídeos para o ano de 2011 encontra-se disponível para consulta em “documentos diversos/regulamentos/Regulamento e Tabela Geral de Taxas 2011″ ou consulte “Serviços da Junta”.
258 824 185
santamariamaior@ufvc.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

facebook